A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) participou, no último sábado (13), da I Feira da CajuÃna da comunidade Vereda, localizada na zona rural de Milton Brandão. A Secretaria foi representada pelo diretor de Inclusão Produtiva, Francisco das Chagas Ribeiro.
Na ocasião, diversos produtos da agricultura familiar derivados do caju como a cajuÃna, castanhas, doce, entre outros foram comercializados pelos agricultores e agricultoras da região.
O diretor da SDR, Francisco das Chagas Ribeiro explica que a região de Milton Brandão tem grande potencial para produção de mandioca, feijão e caju. “Diferente do perÃodo de escassez de chuvas, que ocasionou queda a produção, estamos num momento de boas expectativas, e com esta melhora, os produtores do municÃpio aproveitaram para fazer uma experiência com os subprodutos do caju", afirma. Ele destaca ainda que, nos últimos anos, a Secretaria tem investido em polÃticas de incentivo em locais como a comunidade Vereda a fim de melhorar a renda das famÃlias.
Ribeiro afirmou ainda que a SDR irá ofertar cursos de capacitação para os produtores locais com o objetivo de melhorar a produção da comunidade.
O produtor rural da comunidade Bom Progresso, Henrique Pereira de Andrade, explica que o caju é mal aproveitado na região e que uma saÃda para um melhor aproveitamento integral do fruto é o seu beneficiamento. “Produzimos mais de 5 mil quilos de castanha só aqui na comunidade. Acho que o festival pode divulgar melhor a produção da cajuÃna, aumentar as vendas e assim melhorar a vida e muita genteâ€, diz.
O vereador Assis Neves ressalta que apesar da grande produção de caju e aproveitamento da castanha, o pseudofruto acaba sendo descartado ou se tornando alimento para animais. O parlamentar acredita que, com a realização da feira, será possÃvel aumentar a produção de outros produtos como bife de caju, polpa e a cajuÃna, e consequentemente, a renda da comunidade local.
O prefeito de Milton Brandão, Casa Grande, afirmou que a Feira da CajuÃna ajuda a divulgar o municÃpio além de incentivar outras cidades a fazerem o mesmo. “Estamos iniciando na produção de cajuÃna, mas nosso objetivo é colocar Miltom Brandão e região no cenário nacionalâ€, destacou.
Â